Home
>
Notícias
>
Cobertura Especial
>
Assembleia Eclesial retoma Conferência de Aparecida: 'ainda há muito a oferecer à Igreja'
Assembleia Eclesial retoma Conferência de Aparecida: 'ainda há muito a oferecer à Igreja'
Para Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, é preciso estar atentos ao apelo do Papa e avaliar aspectos do documento de Aparecida que 'não foram assumidos'.
Há 3 anos - por Cléo Nascimento

![]() |
"O Papa Francisco nos pede que retomemos o documento de Aparecida, porque ele contém uma riqueza muito grande, que talvez não tenha sido ainda absorvida bastante. E esse documento ainda tem muito a oferecer para a Igreja em nosso continente e continua muito atual", pontuou o arcebispo de São Paulo.
O anseio de "reavivar o espírito" da Conferência de Aparecida foi demonstrado por Francisco no primeiro parágrafo de sua mensagem aos participantes da Assembleia, acompanhado do desejo de "impulsionar uma Igreja em saída sinodal".
Dom Odilo Scherer ressaltou que é preciso fazer uma avaliação dos resultados alcançados pela V Conferência, mas também entender de que maneira as propostas e conclusões do Documento de Aparecida já influenciaram a vida da Igreja na América Latina, seja no âmbito pastoral, como da evangelização.
"Mas pede o Papa também que avaliemos aqueles aspectos que, por acaso, ainda não foram assumidos bastante e que devem ser assumidos mais para produzir o seu fruto", pontuou.
Ainda sobre o documento, Dom Odilo disse que os grupos de trabalho retomaram um dos conceitos importantes da Conferência de Aparecida: o da conversão pastoral.
“A Igreja como um todo é convidada a se rever, a se renovar, e, portanto, a se voltar mais e mais para Jesus Cristo e renovar a sua adesão a Jesus Cristo e ao Evangelho”, explicou o Cardeal.
Para ele, a conversão pastoral requer atitudes como “mudar os métodos da pastoral, o foco, as atenções da pastoral, o jeito da pastoral”. Movida por esta conversão, que deve ser missionária, “nossa Igreja não pode se entender como uma Igreja que já está pronta, já cumpriu sua missão”, salientando que “tudo na vida da Igreja deve ter a sua dimensão missionária”.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Chama da Palavra – Curso para Jovens Comunicadores
Há 1 ano -
2
Notícia
VEM 2024: festival de música católica da Evangelizar abre inscrições
Há 1 ano -
3
Notícia
Catequistas Brasil 2024 acontece em Aparecida (SP) de 2 a 4 de fevereiro
A 5ª edição reunirá 2500 catequistas, além de nomes referenciais da catequese, editoras parceiras, feira de catequese e atrações musicais. A novidade deste ano será a 1ª edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi.
Há 1 ano -
4
Notícia
Novo arcebispo de Maceió fala à imprensa
Em encontro com jornalistas na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, Dom Beto falou de missão, serviço e sinodalidade
Há 1 ano -
5
Notícia
Milícia da Imaculada lança ação “Cartas para Francisco”
Crianças poderão enviar suas cartas e desenhos para a sede da Milícia da Imaculada. Leia o regulamente para participar
Há 1 ano -
6
Notícia
CNBB LANÇA CAMPANHA “É TEMPO DE CUIDAR DO RS” COM AÇÕES DE ORAÇÃO, SOLIDARIEDADE E INFORMAÇÃO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a campanha “É Tempo de Cuidar do Rio Grande do Sul”, com iniciativas de oração, solidariedade e informação da Igreja no Brasil (CNBB) pelo povo do RS.
Há 11 meses